Na altura de escolher os azulejos normalmente apenas se escolhe no estilo e no padrão de cada conjunto, mas há algo muito importante que deve ser tomado em conta e nunca o é, e isso é o tipo de material deste.
Tal como acontece com os móveis, cada material tem caraterísticas específicas que devem ser tomadas em conta, e em jogo está a sua resistência e a sua manutenção. Isto vai influenciar a longevidade destes.
Vamos analisar mais abaixo os quatro tipos de azulejos mais utilizados pelas pessoas em geral para forrar a sua casa de banho, falando das suas vantagens e desvantagens.
E não podíamos começar por outro senão pelo material mais popular de todos. Na realidade são 2 materiais, mas tão semelhantes que referimos como um só material. Falamos, claro, dos azulejos de porcelana e de cerâmica.
Devido à sua composição, a limpeza destes azulejos é relativamente simples e muito económicos, comparando com outros tipos de azulejos.
É um tipo de material que pode ser utilizado tanto na parede como no chão, e a própria instalação é relativamente simples. Uma opção muito popular e com razão de o ser.
Um dos tipos de azulejos mais recentes é o vidro. Este tipo de azulejo é mais brilhante que os dois anteriores. São mais fáceis e limpar, mas são menos resistentes. Existem peliculas que permitem dar um pouco mais de resistência, mas ainda assim requer um cuidado especial.
A pedra é o último tipo de azulejos populares. Para além de criarem um ambiente quente, podem dar um estilo que todos os outros não conseguem. A sua principal desvantagem é o sujarem-se com maior facilidade e não é tão fácil de remover manchas. E por ser um material pesado, não é qualquer tipo de casa que suporta este tipo de azulejos.