A iluminação é importante em qualquer zona da casa, verdade seja dita. Não há divisão nenhuma em que não devemos prestar atenção à iluminação de damos, e nas casas de banho isto não é diferente.
Com isso em mente, vamos falar um pouco sobre a iluminação para que possas descobrir qual é o melhor tipo de iluminação para a tua casa de banho, de acordo com o estilo desta e das tuas necessidades.
A primeira dica a ter em mente é algo de senso comum: a luz natural é a melhor opção e deve ser potenciada sempre que possível. Nem todos nós temos casas de banho com janela, mas se for esse o teu caso, não uses nada que filtre ou bloqueie a luz que vem de lá fora.
Quando falamos em bloqueadores não falamos apenas de cortinas, mas também de móveis e acessórios que possam de alguma forma encurtar a luz que se espalha na casa de banho.
A forma de potenciar a luz natural depende de onde é que esta vem. Na maioria dos casos a janela está na zona de banho, pelo que podes usar divisórios transparentes para que estas deixem passar o máximo de luz possível e mantendo à mesma a intimidade de um bom duche.
Mas como nem sempre é possível usufruir da luz natural, vamos falar também da artificial que também precisamos de ter em conta, independentemente de termos janelas na casa de banho ou não.
Sendo que a casa de banho é um espaço onde fazemos várias coisas, é importante que existam focos de luz espalhados nesta para apenas focarmos nas áreas necessárias. É certo que uma grande luz central poderia ajudar na maioria das tarefas, mas a grande desvantagem deste método é o facto deste tipo de luz criar sombras que não é tão recomendado. Até nós servimos como obstáculo para este tipo de iluminação!
A cor da luz deve ser branca sempre que possível, pois criar uma maior sensação de luminosidade. Para as senhoras a luz branca é ainda mais importante, pois na altura de maquilharem-se frente ao espelho uma luz de tom diferente pode dar a ideia errada.
Para luzes artificiais, as halogéneas são as mais recomendadas. Apesar de serem mais caras que as tradicionais, apresentam uma luz mais branca, e a médio prazo são mais económicas já que consomem menos energia.
Visita esta loja para veres vários produtos de iluminação, caso já te tenhas decidido como vais estruturar a iluminação da tua casa de banho.
Fonte