Para falar a verdade, conseguir uma casa de banho de estilo Feng Shui não é uma tarefa fácil, especialmente para os amadores no que toca à decoração. O estilo segue algumas regras muito estritas, e a casa de banho é uma fonte de “pecados” no que toca à filosofia Feng Shui.
Mas não é de todo impossível redecorar uma casa de banho ao estilo Feng Shui. A primeira coisa que temos de fazer para o conseguir é conhecer a filosofia, para percebermos o que é que tem impacto positivo e negativo neste tipo de decoração.
As cores são o primeiro ponto que devemos dar conta quando vamos iniciar a remodelação da nossa casa de banho. Feng Shui diz que devemos optar com tons pastel e outros tons neutros como é o caso do amarelo. Estas cores ajudarão a dar um pouco mais de calma à casa de banho. Através de acessórios decorativos vais poder dar um bocadinho mais de cor, se achares que a cor escolhida é demasiado insipida.
A ventilação deste espaço é de extrema importante para conseguir uma decoração Feng Shui, afinal de contas todo o Chi tem de fluir pelo espaço. O excesso de humidade é prejudicial, pelo que ter algumas plantas dentro deste espaço ajudará a reduzir o nível de humidade em grande medida.
A iluminação, como em qualquer estilo decorativo, tem uma grande importância. A luz natural é sem dúvida a opção perfeita, mas na impossibilidade disso, uma luz artificial branca poderá remediar a situação. É também preferível que hajam vários focos de luz do que uma só luz central. A luz central apenas vai fazer com que se crie cantos escuros.
Toda a arrumação dos elementos dos espaços influenciam o ambiente Feng Shui, e não falamos apenas da casa de banho. Há erros que se tomados noutros espaços como é o caso do quarto, irão influenciar negativamente na casa de banho. Isso não quer dizer que somos obrigados a optar pelo estilo Feng Shui na casa inteira, mas que há certos pormenores que devem ser tomados em conta e que não influenciam outros estilos presentes.
Algo relacionado com isso é o facto da porta da casa de banho deverá estar fechada sempre que possível, como também a sanita. Isto ajudará a que as energias negativas libertadas na casa de banho não se espalhem pela casa inteira.
O próprio espaço na casa de banho deve ser bem organizado para que o Chi não encontre obstáculos. Caso aconteça, cargas negativas poderão condensar-se na casa de banho. Um bom truque para fazer com que o Chi flua melhor é através de alguns acessórios como é o caso de espelhos.
E em relação aos móveis antes de terminar, tal como nas paredes, os móveis de tons claros são os mais apropriados. Mesmo acessórios como quadros podem ser colocados na casa de banho, mas caso o pretendas, esses quadros devem de alguma forma estar relacionados com a natureza.