A cada dia que passa são mais as pessoas que estão consciencializadas em relação ao meio ambiente, e para todos nós o uso responsável da madeira na decoração das nossas casas é uma escolha. Mas para além de cuidar da natureza com o uso responsável da madeira, com a madeira também estamos a dar à nossa casa um toque natural e próximo que muitos poucos outros materiais podem conceder.
A madeira nem sempre tem estado bem vista nas casas de banho. Durante muitos anos adormecida, a madeira voltou em força a este espaço para dar aquele calor e aquela naturalidade que apenas ela sabe dar. Pouco a pouco foi livrando-se das falhas que a perseguia e actualmente é um dos materiais ideais para estes espaços tão especiais.
Na continuação veremos uma serie de conselhos para escolher o melhor tipo de madeira para a nossa casa de banho, para além de ver uma serie de conselhos que nos ajudarão a conseguir que esta se mantenha em perfeitas condições com o passar do tempo.
Uma das principais vantagens para escolher madeira neste espaço é a capacidade isoladora que tem esta à humidade, já que a absorve. Uma boa madeira e bem instalada respira absorvendo naturalmente a humidade do ambiente e não se vê afectada nem pelo vapor nem pela condensação.
Que madeira escolher? Essa é uma das primeiras perguntas que nos assaltam, sobretudo depois de ler o parágrafo anterior. Devemos escolher um tipo de madeira resistente à humidade (nem todas o são de uma forma efectiva). Na variedade europeia temos a madeira de abeto, a de alerce e a de castanheira. As variedades tropicais como a madeira de iroko e a de teca são as mais recomendadas. Podes igualmente optar por madeiras tratadas a altas temperaturas (THT).
Para o mobiliário da casa de banho a variedade se amplia, aparecendo também em cena a madeira de carvalho, de faia e a de cerejeira. Dependendo do tipo de madeira teremos um acabamento mais rústico ou mais actual. O único requisito para um selado perfeito é que a madeira deve estar envernizada.
Para o solo, que madeiras são as mais resistentes? Os parquetes de madeiras tropicais são as mais recomendáveis para o solo da casa de banho pela sua resistência à água e as variações da humidade graças à oleorresina que sai dos seus poros. A mais conhecida é a de teca, mas podes usar inclusive a de wengué. Se quiseres optar por madeiras europeias, a de carvalho, castanheira ou faia também são boas.